Vini Jr no time ideal, prêmio Marta, Messi sumido e Ederson melhor goleiro; Os destaques do Fifa The Best 2023

O evento do Prêmio FIFA The Best 2023 ocorreu nesta segunda-feira, 15 de agosto, em Londres, Inglaterra, celebrando os melhores jogadores do ano de 2023, considerando o período de 19 de dezembro de 2022 (após a Copa do Mundo) a 20 de agosto de 2023. Aqui estão os destaques do evento:

VENCEDORES DOS PRÊMIOS: GUARDIOLA PELA PRIMEIRA VEZ

A cerimônia começou com a premiação do melhor treinador do mundo em 2023, sendo o vencedor Pep Guardiola, que levou o Manchester City à vitória na Champions League. Esta foi a primeira vez que o treinador conquistou o troféu. Ele competiu com Simone Inzaghi e Luciano Spalletti.

O prêmio de melhor treinadora no futebol feminino foi para Sarina Wiegman, da seleção da Inglaterra, competindo com Jonatan Giráldez, do Barcelona, e Emma Hayes, treinadora do Chelsea.

EDERSON É O MELHOR GOLEIRO DO MUNDO

O orgulho brasileiro no evento incluiu Ederson sendo eleito o melhor goleiro do mundo em 2023. Apesar de não estar no time ideal, Ederson conquistou o prêmio da FIFA após sua contribuição na vitória da Champions League com o Manchester City. A melhor goleira do mundo foi Mary Earps, escolhida pelo time ideal feminino.

BRASIL CONTRA O RACISMO

O Brasil recebeu reconhecimento por sua ação contra o racismo durante um amistoso contra Guiné, sendo premiado com o Prêmio Fair Play. O momento seguinte foi de homenagem a ícones do esporte falecidos, como Zagallo, Beckenbauer e Bobby Charlton.

PRÊMIO PUSKAS É DO BRASIL!

Guilherme Madruga, jogador do Cuiabá, foi outro destaque brasileiro ao vencer o Prêmio Puskas, com seu gol marcado enquanto ainda defendia o Botafogo-SP.

AITANA BONMATÍ DOMINANDO O FUTEBOL FEMININO

A craque espanhola Aitana Bonmatí, de apenas 25 anos, completou uma coleção invejável de prêmios individuais, sendo escolhida a melhor jogadora do mundo pelo FIFA The Best. O evento teve um momento aguardado em que Lionel Messi foi anunciado como o vencedor, apesar da ausência dos outros indicados, Messi, Mbappé e Haaland.

PRÊMIO MARTA

Uma homenagem especial foi dedicada à rainha Marta, que a partir do FIFA The Best de 2024, nomeará o prêmio de gol mais bonito do futebol feminino.

Na divulgação dos times ideais do FIFA The Best 2023, o representante brasileiro foi o atacante Vinícius Junior, enquanto Ederson, mesmo vencendo um prêmio individual, ficou de fora da seleção.