Internacional promete priorizar o Brasileirão em 2024

O Internacional tem como principal foco em 2024 a conquista do Campeonato Brasileiro. Com a ausência da Libertadores no calendário, o presidente Barcellos planeja as 38 rodadas do torneio como finais, visando uma média de 35 mil espectadores por partida no Beira-Rio. Em busca de encerrar o longo período sem títulos nacionais, o clube gaúcho está ativo no mercado, buscando reforços para formar um time competitivo.

“Em 2024, daremos prioridade ao Brasileirão. Já se passaram 45 anos desde a última vitória”, afirmou o presidente Alessandro Barcellos. Para atingir esse objetivo, as movimentações no mercado precisam ser precisas, reconhecendo que, embora o time titular seja de qualidade, são necessárias peças de reposição para lidar com lesões, suspensões e convocações. Destaca-se que o Brasileirão de 2024 não será interrompido durante a Copa América, entre junho e julho.

Comprometido com uma abordagem mais agressiva no mercado, o Internacional gera grandes expectativas entre os torcedores. Barcellos garantiu um investimento de até 9 milhões de euros (aproximadamente R$ 50 milhões) na aquisição de jogadores para enfrentar a extensa agenda. O objetivo central é fortalecer todas as áreas do campo e proporcionar mais opções ao técnico Eduardo Coudet.

Até o momento, apenas a renovação com Coudet foi oficializada, enquanto as negociações com jogadores como Robert Renan, Rafael Borré e Lucas Alario estão em andamento, com anúncios previstos a partir de janeiro.

“Temos que transformar as 38 rodadas em 38 finais. Buscaremos novos jogadores para encarar o calendário, visando o título”, assegurou Barcellos. O sonho de erguer a taça do Brasileirão está associado a um plano ambicioso da diretoria: atingir uma média de 35 mil torcedores por jogo no Beira-Rio. Na edição de 2023, o Internacional atingiu essa marca em apenas cinco oportunidades, encerrando com uma média de 26,4 mil torcedores por partida.

A diretoria planeja valorizar tanto a Sul-Americana quanto o Brasileirão, buscando mobilizar a comunidade colorada e manter a união entre direção, comissão técnica, jogadores e torcedores. Com 44 anos de jejum na principal competição nacional, o Internacional, tricampeão, não conquista o Campeonato Brasileiro desde 1979.

No modelo atual, iniciado em 2003, o Internacional foi vice-campeão em diversas ocasiões, destacando-se rebaixamento em 2016. Na última edição, o clube gaúcho ficou em nono lugar, a 15 pontos do campeão Palmeiras, alimentando o desejo de encerrar a seca na busca pelo tetracampeonato.

O calendário de 2024 reserva ao Internacional o Gauchão, a Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro e a Sul-Americana. O elenco deve se reapresentar entre os dias 6 e 8 de janeiro no CT Parque Gigante.