Roma anuncia demissão de José Mourinho, ex-alvo da Seleção

Na manhã de terça-feira (16), a Roma anunciou a demissão do treinador José Mourinho, motivada por uma sequência negativa de resultados, incluindo derrotas para Lazio e Milan.

Nos últimos dias, o nome do treinador português esteve amplamente associado à Seleção Brasileira, especialmente após a saída do interino Fernando Diniz. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, escolheu Dorival Júnior como novo comandante da equipe para o ciclo da Copa do Mundo.

Em comunicado, a direção da Roma expressou gratidão a José Mourinho pelo empenho e paixão demonstrados desde sua chegada aos Giallorossi. Apesar das boas lembranças de sua gestão, acredita-se que uma mudança imediata é necessária no melhor interesse da instituição. Os votos de sucesso foram estendidos ao técnico e sua equipe para o futuro.

Com a demissão, Mourinho agora está disponível no mercado para assumir qualquer clube. Nas redes sociais, torcedores do Chelsea já manifestam o desejo de ver o “Special One” retornando a Londres, onde teve grande sucesso anteriormente.

Durante sua passagem pela Roma, Mourinho conquistou a Conference League na temporada 2021-22 e chegou perto na Europa League no ano seguinte, perdendo a final de forma polêmica para o Sevilla nos pênaltis. No entanto, na temporada 2023-24, o desempenho insatisfatório no Campeonato Italiano levou à sua demissão, com a equipe ocupando apenas a nona posição na tabela.

Além disso, a situação financeira da Roma também prejudicou o desempenho recente, pois, nos últimos dois anos, devido a punições por violações nas regras do Fair Play Financeiro, a equipe só pôde realizar contratações por empréstimo ou custo zero, somado ao grande número de jogadores lesionados.